O presidente da SBCP, Dr. Volney Pitombo, aborda as complexidades e desafios da luta constante pelo ato médico e a segurança dos pacientes. “A popularização dos tratamentos estéticos, amplamente divulgados nas redes sociais, atrai profissionais sem formação adequada, resultando em um aumento alarmante de complicações graves”, enfatiza. Leia aqui a nota de alerta da SBCP.
Prática de ato médico por não médico
NOTA DE ALERTA À POPULAÇÃO
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), única em indivisível representante da especialidade em cirurgia plástica no país, por meio da Comissão Mista de Especialidades, instituição que representa seus associados com seriedade e responsabilidade, vem, a público, alertar sobre os sérios riscos associados à realização de procedimentos estéticos por profissionais não médicos e médicos não especialistas em cirurgia plástica.
Com profundo pesar, informamos mais um caso de óbito decorrente de um procedimento estético realizado por um odontólogo, que não possui autorização sequer de seu próprio Conselho Profissional para a execução desse tipo de procedimento. Detalhes sobre o caso podem ser encontrados aqui: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2024/09/01/conselho-de-odontologia-de-minas-gerais-sofre-intervencao-apos-lesoes-corporais-e-morte-por-procedimentos-esteticos.ghtml
Em julho deste ano, uma mulher de Goiânia (GO) também faleceu após aplicar PMMA nos glúteos por uma pessoa sem formação médica. Mais informações sobre o caso estão disponíveis neste https://www.instagram.com/reel/C9KoQq5u7xn/?igsh=NTB1Ymhxank4MWIy
A Diretoria Nacional e DENADE têm promovido uma campanha contra o exercício ilegal da medicina, em que a SBCP, pioneiramente, vem, enfrentando com avidez perante o Poder Judiciário e órgãos fiscalizadores, encaminhando e alertando incansavelmente os Poderes que a invasão da atividade privativa da medicina tem como uma de suas consequências, o aumento de intercorrências, complicações e óbitos, cobrando, portanto, um posicionamento definitivo sobre o tema.
A SBCP expressa suas mais sinceras condolências aos familiares das vítimas, reafirmando seu compromisso primordial com a segurança dos pacientes e o bem-estar da população.
São Paulo, 2 de setembro de 2024.
Dr. Luciano Ornelas Chaves
Diretor DENADE – Departamento Nacional de Defesa da Especialidade