Por isso, o Dezembro Laranja é tão importante: alertar sobre os cuidados preventivos é uma das formas mais eficazes de reduzir as estatísticas. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. A maioria dos casos é de câncer de pele não melanoma, tipo menos agressivo e mais frequente entre a população. Já o melanoma é mais agressivo, pois há maior risco de desenvolver metástase, ou seja, quando atinge outros órgãos.
E qual o papel do cirurgião plástico nisso tudo? O paciente, ao receber o diagnóstico de câncer de pele, irá precisar realizar o tratamento. Esse profissional é um dos aliados para a correta remoção cirúrgica das lesões cancerígenas e demais lesões de pele, utilizando técnicas especializada para preservar a boa saúde e aparência. O melhor tratamento irá depender do diagnóstico, após resultado da biópsia do tecido, confirmando a doença.
Listamos, abaixo, alguns cuidados preventivos que você deve seguir em seu dia a dia:
- Evite exposição ao sol nos horários de maior incidência, entre 10h e 16h;
- Faça sempre o autoexame, verificando a presença de novos sinais e pintas ou alterações no formato de sinais que já existiam. Preste atenção em feridas que não cicatrizam e no formato irregular.
- Utilize filtro solar com fator de proteção de no mínimo 30, caso seu tom de pele seja claro. Reaplique a cada duas horas;
- Hidrate-se e capriche na boa alimentação;
- Utilize chapéus e óculos de sol;
- Visite o dermatologista regularmente.
Lembre-se: a prevenção está em suas mãos. Não deixe os cuidados de lado e tenha uma qualidade de vida ainda melhor!