;

Orientação para cirurgias durante a pandemia

Cada especialidade médica tem suas particularidades, por isso as sociedades especializadas devem transmitir as orientações mais práticas. As mudanças ocasionadas pela crise sanitária estão sendo implementadas no Brasil de modo gradual, conforme as sinalizações do Ministério da Saúde. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, a American College of Surgeons emitiu nota ratificando a necessidade de serem adotadas as orientações das autoridades sanitárias. Além disso, afirma que cirurgias eletivas devem ser adiadas quando possível, restringindo-se também a visita hospitalar aos pacientes, que precisam receber alta o mais rápido possível para continuar o tratamento em regime domiciliar. 

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões decidiu adiar todas as atividades científicas, adotando o sistema de reuniões on-line para deliberações internas. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica segue essa mesma linha de pensamento, recomendando que algumas cirurgias oncológicas possam ser adiadas de forma intencional. As mesmas orientações foram repassadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que destacou a importância do isolamento social e comunicação à distância. 

Neste momento, o bom senso de cada profissional deve predominar. Na dúvida, é sempre melhor adiar aquilo que pode ser remarcado, evitando-se complicações desnecessárias. Com isso, mais leitos ficam disponíveis aos setores de saúde que em breve ficarão sobrecarregados. É responsabilidade atuar corroborando as medidas sanitárias.