;

CIRURGIA ORTOGNÁTICA TEM EFEITO SIGNIFICATIVO NOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE E NAS EMOÇÕES

Os autores usaram o Mechanical Turk (MTurk) da Amazon.com, uma ferramenta de pesquisa populacional, para determinar como as imagens pré-operatórias e pós-operatórias dos pacientes com cirurgia ortognática foram percebidas em seis traços de personalidade e seis expressões emocionais baseadas em fotografias nas visões posteroanterior e lateral.

Os entrevistados cegos forneceram informações demográficas e foram distribuídos aleatoriamente em um dos dois grupos de 20 fotografias (10 indivíduos antes e após a cirurgia).

Dados de 20 pacientes com cirurgia ortognática foram coletados de 476 indivíduos. A maioria dos participantes era do sexo feminino (52,6%), 18 a 39 anos (67,9%), caucasiano (76,6%), com ensino superior (72,2%) e com renda anual entre US$ 20.000 e US$ 99.999 (74,6%). Uma análise demonstrou que os indivíduos foram percebidos de modo mais favorável após a cirurgia ortognática em 12 categorias de fisionomia: mais dominante, confiável, amigável, inteligente, atraente e feliz; e também menos ameaçador, irritado, surpreso, triste, com medo e desgostoso (p <0,05). Os avaliadores com maior renda anual perceberam uma maior magnitude de dominância após a cirurgia do que aqueles que ganham menos (p <0,001).

Como conclusão, os autores indicam que há uma melhoria significativa na fisionomia dos pacientes após a cirurgia ortognática, com características de personalidade e emoções consideradas mais favoráveis. A tecnologia de pesquisa populacional oferece uma oportunidade única para que os cirurgiões coletem dados sobre a percepção dos leitores acerca dos resultados cirúrgicos em áreas como a cirurgia ortognática.

Leia mais